SETEMBRO AMARELO: psicoterapia acessível para te incentivar a cuidar da saúde mental
- Cecilia do Nascimento
- 9 de set. de 2020
- 4 min de leitura

O mês de setembro começou e com ele as discussões sobre a saúde mental.
Setembro Amarelo é uma campanha brasileira criada para trazer consciência nacional sobre o assunto de saúde mental e prevenção ao suicídio.
A campanha existe desde 2015 e foi criada no mês de setembro por ser o mês que abriga a data do Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio (10 de setembro). Durante todo o mês, locais públicos, pessoas e marcas famosas e estabelecimentos comerciais costumam iluminar seus locais com luz amarela ou compartilhar posts com a cor que remete à campanha, a fim de trazer visibilidade à causa.
A iniciativa é falar sobre o assunto, trazendo luz à um tabu antigo, para que mais pessoas se eduquem sobre e se sintam confortáveis a conversar sobre ele e se atentar sobre as probabilidades assustadoras em relação ao suicídio que ainda assolam o Brasil (segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida, dados encontrados na página oficial do movimento Setembro Amarelo).
Falar sobre o assunto é importante. Não podemos ignorar que é uma realidade mais próxima do que podemos imaginar, e se pudermos reconhecer situações alarmantes e aprender a tratar do assunto com mais delicadeza e sabedoria, já é um grande avanço.
Além disso, é importante dar enfoque ao assunto para combater o preconceito que ainda existe com pessoas que sofrem de transtornos psicológicos. Quanto mais as pessoas se educam sobre o assunto, mais esse preconceito fica ultrapassado, pois entendemos que todos precisamos dar importância à saúde mental e sofrer com um transtorno não torna uma pessoa fraca, nem anormal, e ninguém deve se sentir constrangido com isso e sim ser encorajado a falar sobre o assunto, ter visibilidade e saber que não estão sozinhos
A campanha é, acima de tudo, sobre saúde mental, onde tudo começa. E quanto mais falamos sobre o assunto, mais somos capazes de nos ajudar e até ajudar ao próximo.
Cuidando da saúde mental
Como qualquer outra condição que envolve a saúde, a saúde mental também deve ser tratada com seriedade e com esse post, tenho a intenção de trazer à tona a necessidade de desmistificar a busca por tratamento psicológico.
Ainda há muitas pessoas que tem pensamentos como: ir ao psicólogo é “coisa de doido”, psicólogo é pra quem não tem Deus, entre outros pensamentos ultrapassados. Outro pensamento equivocado é aquele que muitas pessoas infelizmente ainda adotam, que o conceito de que desabafar com um amigo ocupa o lugar do psicólogo na nossa saúde mental.
Primeiro: ter transtornos psicológicos não é besteira, não é frescura e não é falta de Deus. É uma condição séria que merece ser tratada com empatia e respeito como qualquer outra. Segundo: é claro que desabafar com um amigo é ótimo, mas assim como ter um amigo massageando sua perna não cura seu osso quebrado, apenas conversar com um amigo não basta para cuidar da saúde mental.
Precisamos destacar a importância da figura do psicólogo, que é um profissional necessário e capacitado para te ouvir e te ajudar no processo de superar dessa situação. Se você tem condições financeiras para o tal, frequente um psicólogo mesmo que não tenha nenhum transtorno aparente.
Por outro lado, sabemos que muitas pessoas desejam ter esse atendimento, mas não tem condições. Para isso, pesquisei e separei dois projetos de psicoterapia acessíveis que conheci recentemente para quem não tem condições de pagar um psicólogo, como incentivo para que você cuide da sua saúde mental.
Intervir Mulher
Instagram: @intervirmulher
Um projeto idealizado para oferecer atendimento psicológico online a mulheres em situação de instabilidade emocional e financeira. No perfil do projeto no Instagram, também encontramos várias dicas relacionadas à saúde mental e autocuidado que valem a pena acompanhar. Cliquem no perfil do projeto para conhecer e ter acesso à página de inscrição.
Psicologia em Link
Instagram: @psicologiaemlink
É um projeto com o slogan “Viralize o cuidar de si”, que oferece acolhimento psicológico online e gratuito durante a pandemia, oferecido por alunos formandos em Psicologia.
Outras iniciativas
Muitas outras iniciativas similares a esta são encontrados nesse post do site Minha Vida, que listou várias plataformas e psicólogos que estão oferecendo atendimento gratuito durante a pandemia. Para acessar clique aqui.
Espero que esse post tenha te incentivado a buscar acompanhamento psicológico e compreender um pouco mais sobre o quanto isso é necessário para a nossa saúde mental. O setembro amarelo é necessário pois nos leva a refletir sobre essas questões e entender sua importância, nos capacitando muitas vezes a estender a mão para um amigo que está passando por essa situação e não sabe o que fazer.
A resposta é: procure ajuda, fale sobre o que está doendo, trate suas feridas emocionais com a mesma seriedade com que trata as físicas.
Além disso, aprenda a reconhecer os sinais. Podemos ficar atentos ao Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda. (Fonte: Site do movimento Setembro Amarelo. Acesse aqui para saber mais). Mas não é só isso. Os sinais podem ser mínimos, a possibilidade de mostrarmos às pessoas que elas podem conversar sobre o assunto sem julgamento, já pode ser um incentivo para que elas busquem ajuda e saibam que não estão sozinhas.
Compartilhem esse post para que mais pessoas saibam disso e tenham acesso à acompanhamento psicológico acessível. Lembrem-se disso: vocês não estão sozinhos.
Comments